Não há nada melhor do que terrenos difíceis para testar as potencialidades de um veículo. Aceitámos de bom grado o desafio da Range Rover para conhecer o novo Velar na Noruega, o país dos fiordes, e avaliar o potencial de um modelo que aposta numa utilização em estrada, mas não faz concessões ao nível do potencial fora dela...
HISTÓRIA. Em 1969, quando a Land Rover começou os testes daquele que viria a ser o primeiro Range Rover, escondeu o nome com o pseudónimo "Velar", que surgiu na frente da grelha onde os modelos actuais têm a designação Range Rover.
A evolução em termos da forma é tão impressionante que modelos apontados como elegantes como o "primo" Evoque, ou apreciados pela "postura" como o Sport, passaram a ter uma imagem "velha"...
DIMENSÕES. Com 4,8 metros de comprimento, tem uma carroçaria mais compacta do que o Porsche Macan, BMW X4 e Mercedes GLC. É 27 centímetros mais curto do que o seu irmão Range Rover Sport, mas só perde para ele 5 cm na distância entre-eixos (2,87 m).
À elegância feita de simplicidade não falta o requinte do couro e a nobreza das madeiras, ou a modernidade de soluções ecológicas desenvolvidas em parceria com a Kvadrat, uma empresa nórdica com tradição na criação de têxteis e materiais recicláveis (como garrafas de plástico) utilizados pelos mais reputados decoradores.
MULTIMÉDIA. O sistema "Touch Pro Duo" reduz o número de botões e comandos. Alia uma espécie de "tablet" de controlo na consola central a dois ecrãs tácteis de 10 polegadas. Funciona ainda como interface para os smartphones e abre a porta às modernas soluções conectividade 4G. Os comandos são intuitivos e facilitam a condução.
Todos os motores têm acoplada uma caixa automática de oito velocidades e tracção total permanente (para já), o que não é uma boa notícia para o nosso país, onde os 4x4 sofrem as alcavalas da fiscalidade.
AO VOLANTE. A altura ao solo foi reduzida para melhorar o comportamento em estrada, mas o sistema pneumático (de série nos motores V6) permite avançar pelos maus caminhos, o que exige mais cuidado para quem utilizar as versões com molas helicoidais.
É certo que estamos a falar de um topo de gama no mercado nacional (desde 93 305 €), mas o seu desempenho merece todos os elogios e é muito mais equilibrado do que o 2.0 a gasolina de 300 cv (a partir de 75 570 €). Quanto a nós, é mais agradável do que o 2.0 de 300 cv (a partir de 75 570 €) e só é superado pelo potencial do 3.0 V6 a gasolina de 380 cv, cujo preço voa para lá dos 93 243 €, o que o coloca para lá da fasquia "normal" para este segmento.
O "Terrain Reponse 2" e o "All Terrain Progress Control" são uma ajuda tão importante como o arranque a baixas condições de aderência, para já não falar no controlo da descida de declives, que abre as portas das maiores aventuras aos mais inexperientes nestas andanças.
Para além disso, o "Intelligent Driveline Dynamics" (IDD) e o bloqueio dinâmico do diferencial traseiro permitem que o Velar seja uma referência ao nível das performances fora de estrada. Estamos convencidos que a esmagadora maioria dos compradores de um Velar não equaciona este tipo de utilização. Mas se o quiser fazer, pode ter a certeza de que não fica mal na fotografia...
Preços
Modelo |
Preço |
2.0D 180 cv 4x4 Automático |
Desde 71 033 € |
2.0D 240 cv 4x4 Automático |
Desde 77 957 € |
2.0D V6 300 cv 4x4 Automático |
Desde 93 305 € |
2.0P 250 cv 4x4 Automático |
Desde 68 200 € |
2.0P 300 cv 4x4 Automático |
Desde 72 570 € |
3.0P 380 cv 4x4 Automático |
Desde 93 242 € |
FICHA TÉCNICA
DIESEL |
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Motor |
2.0 TD4 |
2.0 SD4 |
D300 |
Cilindrada (cc) |
1 999 |
1 999 |
2 993 |
Potência máxima (cv/rpm) |
180/4 000 |
240/4 000 |
300/4 000 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
430/1 500 |
500/1 500 |
700/1 500 |
Velocidade máxima (km/h) |
209 |
217 |
241 |
0 a 100 km/h (s) |
8,9 |
7,3 |
6,5 |
Consumo médio (l/100 km) |
5,4 |
5,8 |
6,4 |
Emissões de CO2 (g/km) |
142 |
154 |
167 |
GASOLINA |
|
|
|
Motor |
2.0 |
2.0 |
V6 |
Cilindrada (cc) |
1 997 |
1 997 |
2 995 |
Potência máxima (cv/rpm) |
250/5 500 |
300/ 4000 |
380/5 500 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
365/1 200 |
365/ 1 200 |
450/3 500 |
Velocidade máxima (km/h) |
217 |
234 |
250 |
0 a 100 km/h (s) |
6,7 |
6,0 |
5,7 |
Consumo médio (l/100 km) |
7,6 |
7,8 |
9,4 |
Emissões de CO2 (g/km) |
173 |
178 |
214 |